segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ler é essencial!!!

Ler é estimulante.Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas ideias, novas pessoas. Eventualmente, ficaremos a conhecer melhor o mundo e um pouco melhor de nós próprios.

Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros colocam-nos noutros tempos, noutros lugares, noutras culturas. Os livros colocam-nos em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontraríamos. Os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar.

Nada desenvolve mais a capacidade verbal que a leitura de livros. Na escola, além de aprendemos gramática e vocabulário também lemos muito.
Muitas vezes um livro tem que ser lido mais de uma vez e com abordagens diferentes. Estas abordagens podem incluir: uma primeira leitura superficial e relaxada para ficar com as principais ideias; uma leitura mais lenta e detalhada, focando as nuances do texto, concentrando-nos no que nos parece ser as passagens chave; e ler o texto de forma aleatória, andando para trás e para a frente através do texto para examinar características particulares tais como temas, narrativa, e caracterização dos personagens. Todo o leitor tem a sua abordagem individual mas o melhor método, sem dúvida, de extrair o máximo de um livro é lê-lo várias vezes.

Na nossa escola lemos por prazer, para aprender e para nos informarmos.
Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas. A leitura voltada para o estudo é a mais usada pelos professores desde o início do ensino fundamental. A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.

Desta vez foi o Ricardo André que trouxe uma das suas histórias favoritas para a sala de aula.
A sua escola recaiu na "Leonor, a Ursa Menor da autoria de Antoon Krings. A protagonista das aventuras é uma constelação – Ursa menor – que, por artes mágicas, vem parar à terra, junto da fada pirilampo Grampo. Curiosa sobre o que se passa na terra, a pequena ursa vai ter tempo para, durante um dia, experimentar ser um animal de verdade. Ao cair da noite, regressa ao céu estrelado, para sossego da fada que a transportou para a terra. Com ilustrações que recriam os elementos centrais da acção e, no caso deste volume, procuram dar à ursinha a luminosidade da constelação celeste.

Este livro teve todos os ingredientes para garantir o sucesso junto dos pequenos leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário