segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Afectos...

Tendo em conta que amanhã receberemos a visita do detective Lupinhas, que adora espalhar emoções, sentimentos e afectos por onde passa, resolvemos falar sobre "isto" dos afectos e das emoções.
Segundo António Damásio, “A palavra emoção traduz, em geral, à mente uma das seis emoções ditas primárias ou universais: alegria, tristeza, medo, cólera, surpresa ou aversão. (…)”
Os afectos são algo que se exprime através das emoções e que remetem para o passado.
Antigamente as emoções eram interpretadas como um obstáculo ao funcionamento adequado do nosso pensamento e da razão.
Só passaram então a ser interpretadas como processos fundamentais no acto de decidir, devido a investigações realizadas por António Damásio.
As emoções podem ser interpretadas através da alteração do tom de voz, das expressões faciais, da postura corporal, e estão presentes nas interacções sociais.
Têm um papel fundamental sobretudo no início da vida, pois quando nasce um ser humano, este não possui qualquer capacidade para se fazer entender e para expressar as suas necessidades e desejos, senão através do choro ou com movimentos não coordenados e globais.
Só ao fim de alguns meses é que o bebé começará a falar, mas aos cinco ou seis anos alcançará uma capacidade de expressão semelhante à do adulto.
Em seguida, aperfeiçoará estas capacidades através dos conhecimentos que adquirirá na escola e dos exercícios que nela realizará, dos contactos sociais e de diversos contributos de tipo cultural.
O conceito de afectividade engloba todos os "estados de alma", como a emoção, os
sentimentos, as paixões ou o humor.
Os afectos são um conjunto de reacções que nos ligam aos outros e às coisas que nos rodeiam. São também algo que remete para o passado e que é expresso através das emoções. Estas concretizam-se no presente de forma intensa e manifestam-se através de modificações fisiológicas.
Estas reacções têm raízes profundas nos instintos e no inconsciente.

Existem várias reacções afectivas, tais como:

A Emoção, que é um estado temporário, marcado por modificações fisiológicas. Trata-se de uma resposta biológica a um organismo.
O Sentimento, que é um estado mais duradouro que a emoção. As modificações fisiológicas são menos acentuadas, reportam-se ao nosso interior, são privados e prolongam-se no tempo, não estando relacionados, como as emoções, a uma causa imediata.
A Paixão, que é um sentimento poderoso, envolvente que direcciona a vida psíquica.
O Humor, que é um estado de espírito que predispõe o individuo para experimentar sentimentos de euforia, depressão, excitação ou mau humor.
Falar de afectos é falar da relação.
A relação implica uma troca, em que se dá e se recebe, o que envolve sempre modificação dos elementos envolvidos. Nestas relações somos afectados pelos outros e afectamo-los.
Os afectos que se estabelecem constroem a matriz da nossa vida pessoal e podem exprimir-se pelo amor mas também pelo ódio. A nossa sobrevivência psicológica funda-se nas relações interpessoais.
Não é fácil apresentar uma definição de emoção, visto que este tema pode ser interpretado através de várias perspectivas. O afecto é uma relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém.
Em psicologia, o termo afectividade é utilizado para designar a susceptibilidade que o ser humano experimenta perante determinadas alterações que acontecem no mundo exterior ou em si próprio.
fonte: http://www.filosofia.com.pt/trabalhos/emo_afectos.ppt





Sem comentários:

Enviar um comentário