sábado, 29 de janeiro de 2011

PARTILHAR RESPONSABILIDADES


Pais educam, escolas ensinam: apregoa um velho provérbio. De fato, é um erro atribuir à escola a total responsabilidade pelo desempenho escolar das crianças. Pesquisas em todo mundo mostram que o envolvimento da família na vida escolar dos filhos é vital para o desenvolvimento deles. A parceria pais e professores é muito importante e fundamental.

A participação é importante, sim, e por isso o trabalho dos pais precisa de estar em sintonia com a escola. E, nada melhor, do que uma conversa (ou várias) com o professor da criança para descobrir como ajudar. "A família tem de contar com a escola para cuidar dos filhos, mas essa responsabilidade deve ser compartilhada. Senão, vira um jogo de empurra-empurra e quem sofre é a criança".

É papel da escola propor momentos de contato entre pais e professores e é obrigação dos pais colaborar com a escola para levarmos a "bom porto" a vontade de ambas as partes: criar cidadãos educados e responsáveis.

Demonstrar interesse pela aprendizagem do filho, independente do nível sócio - económico, é o primeiro passo para que ele melhore na escola. Contamos com todos os pais para melhorar não só aprendizagem dos alunos, bem como o seu comportamento na escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário