sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Presente de Ano Novo
De repente,
num instante fugaz,
os fogos de artifício anunciam que
o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás.
De repente, num instante fugaz,
as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou.
De repente, os olhos se cruzam,
as mãos se entrelaçam e os seres humanos,
num abraço caloroso,
num só pensamento,
exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.
De repente,
não importa a nação,
não importa a língua,
não importa a cor,
não importa a origem,
porque todos são humanos e descendentes de um só Pai,
os homens lembram-se apenas de um só verbo: AMAR.
De repente,
sem mágoa,
sem rancor,
sem ódio,
os homens cantam uma só canção,
um só hino,
o hino da liberdade.
De repente,
os homens esquecem o passado,
lembram-se do futuro venturoso,
de como é bom viver. .
Feliz Ano Novo !!!
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Começam já os desejos...
FELIZ ANO NOVO!
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Calendários 2011
Create your own video slideshow at animoto.com.
sábado, 25 de dezembro de 2010
Origem do Presépio...
O presépio é hoje em dia um dos grandes símbolos religiosos, que retrata o Natal e o nascimento de Jesus.
Há quem refira que o presépio provém do século terceiro, onde peregrinações eram feitas à gruta onde Jesus nasceu.
Representações artísticas surgiram no século a seguir como pinturas, frescos entre outros, mas a data de 1223 é para muitos o início desta tradição.
São Francisco de Assis será então o autor do presépio, pois nesse ano, festejou o Natal na floresta de Greccio, levando consigo animais como, bois, vacas, burros, de forma a retratar o que tinha acontecido nessa noite aos seus cidadãos, expandindo o interesse das pessoas por retratar o Natal.
No século XV, com o culminar de um grande interesse pela data, criaram o presépio como hoje o conhecemos, deixando para trás as pinturas das igrejas.
O presépio tem como principal característica, a mobilidade: todas as peças podem mover-se e serem vistas de vários ângulos, dando liberdade para individualmente recriar o seu próprio presépio.
No século seguinte surge o primeiro particular a tê-lo em casa, na propriedade da Duquesa de Amalfi. A partir do século XVIII, a tradição insere-se em toda a Península Ibérica alastrando-se por toda a Europa.
Actualmente é um costume de inúmeras culturas que marca o Natal, existindo presépios para todos os gostos, desde miniaturas a personagens em tamanho real, e muitas vezes uma representação humana do acontecimento.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Natal
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.
O Pai Natal : origem e tradição
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
A roupa do Pai Natal
Até o final do século XIX, o Pai Natal era representado com uma roupa de inverno na cor castanha ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
domingo, 19 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Simulacro na escola
Soube-se que se tratava de uma situação de emergência quando se ouviu o sinal de alarme: três toques da campainha normal, separados por pausas de alguns segundos.
Este acontecimento serviu para preparar todas as pessoas que trabalham na escola (alunos, professores e funcionários), para o caso de esta situação acontecer na realidade.
De uma forma geral, o simulacro foi bem sucedido.
Outros actos idênticos deverão realizar-se para que haja maior segurança na escola.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Ufa...
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
COMUNICADO
Comunica-se a todos os Encarregados de Educação os seguintes assuntos:
- Na próxima sexta-feira, (17 de Dezembro), o seu educando irá para o LAGO DISCOUNT, festejar o final do 1.º período, entre as 14h e as 17:30h. Assim sendo, terá que o ir buscar às 17:30 ao KID’S ONLY.
- As avaliações do 1.º período serão entregues a V. Exas. no próximo dia 21 de Dezembro (Terça-feira) entre as 16:30h e as 18:30h. A sua presença é indispensável. Por favor compareça.
- As aulas do 2.º período iniciar-se-ão no dia 3 de Janeiro de 2011.
domingo, 12 de dezembro de 2010
sábado, 11 de dezembro de 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Visita ao centro histórico de Gumarães
Tendo como objectivo dar a conhecer aos alunos do quarto ano de escolaridade a cidade onde os monumentos “falam do passado”, e a possibilidade de interagirem directamente com o meio, de terem contacto directo com aspectos histórico-culturais, aspectos artísticos e emblemáticos desta cidade e do nosso país, o caractér desta visita foi bastante rica, marcante e positiva.
O prazer de conhecer a terra, os monumentos, a componente histórica que estes encerram, aliado ao prazer de ter aulas “fora da sala e da escola”, causou bastante impacto nas crianças.
Esta visita foi entendida como uma visita de elevado teor histórico-cultural e de elevado valor pedagógico, que marcou positivamente toda a comunidade escolar.
domingo, 5 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
DIA INTERNACIONAL DA DEFICIÊNCIA
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Sessão de Informação / Sensibilização
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA:
http://www.ciberbit.pt/sj/SIDA.htm#intro
Descrição: Conheça neste sítio o Plano Nacional de Luta Contra a SIDA, os seus princípios básicos e o desafio que representa para a Saúde Pública portuguesa.
Abraço:
http://abraco.esoterica.pt/
Descrição: Uma instituição que tem como principais objectivos a prevenção, informação e apoio pessoal e hospitalar às vitimas da SIDA:
Fundação portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”:
Descrição: Este sítio contém vários apontadores sobre a SIDA, além de outras informações úteis.
Instituto Portugês da Juventude:
http://www.infocid.pt/infocid/158_1.htm
Descrição: Página do Instituto Português da Juventude dedicada à informação e prevenção na saúde e qualidade de vida para os jovens.
Positivo:
http://dinamite.com/positivo/
Descrição: A associação tem por objectivo promover a informação e prevenção das doenças infecto-contagiosas, nomeadamente SIDA e hepatite B, bem como estimular o apoio, a solidariedade e o sentido de auto-ajuda às pessoas atingidas por estas doenças.
Porque a SIDA Existe:
Descrição: “Porque a educação é responsabilidade de todos “- página da Universidade de Coimbra.
A luta contra a SIDA no mundo
World Aids Day:
Descrição: O sítio oficial do World Aids Day contém o programa do projecto que, em 1999, tem como tema “ouvir, aprender e viver”, direccionado para as crianças e os jovens .
National Aids Trust:
http://www.nat.org.uk/
Descrição: Juntamente com as Nações Unidas, a National Aids Trust é um dos organizadores do World Aids Day. Com apontadores para outros projectos desta organização.
UNAIDS:
Descrição: O objectivo da UNAIDS (programa das Nações Unidas para o combate à SIDA) é incentivar a procura de uma resposta à epidemia do vírus da SIDA.
fonte: http://www.eidh.eu/magazine/?p=450
terça-feira, 30 de novembro de 2010
A Restauração da Independência
Sem um sucessor directo, a coroa passou para Filipe II de Espanha que vem a ser Filipe I de Portugal, seguindo-se-lhe Filipe II e Filipe III.
Este, prometeu zelar pelos interesses do País, respeitando as leis, os usos e os costumes nacionais.
Esta situação levou a que se organizasse um movimento conspirador para a recuperação da independência, onde estavam presentes elementos do clero e da nobreza.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Plano Nacional da Leitura
O Plano Nacional de Leitura visa os seguintes objectivos:
- Promover a leitura, assumindo-a como factor de desenvolvimento individual e de progresso nacional ;
- Criar um ambiente social favorável à leitura;
- Inventariar e valorizar práticas pedagógicas e outras actividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos ;
- Criar instrumentos que permitam definir metas cada vez mais precisas para o desenvolvimento da leitura;
- Enriquecer as competências dos actores sociais, desenvolvendo a acção de professores e de mediadores de leitura, formais e informais;
- Consolidar e ampliar o papel da Rede de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares no desenvolvimento de hábitos de leitura;
- Atingir resultados gradualmente mais favoráveis em estudos nacionais e internacionais de avaliação de literacia.
Programa para escolas do 1º ciclo:
Toda a informação em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
No presente ano lectivo para além de outros livros que os alunos costumam trazer para partilhar com os colegas estão a ser trabalhados no âmbito do PNL os livros que poderão ser consultados em:
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres
terça-feira, 23 de novembro de 2010
De volta à...bibliotecaaaaaaaaa....
Everything in Winnies house is black—the carpet, the chairs, the bed and the sheets, the pictures on the walls, and even the bathtub!
And of course her cat, Wilbur, is black too—all except for his bright-green eyes.
Whenever poor Wilbur closes his eyes and tries to take a catnap, Winnie stumbles right over him. Or accidentally sits on top of him. Until one day, when Winnie gets a brilliant idea.
What if Wilbur were a different color?»
Até o seu gato é... negro, excepto nos olhos que eram verdes.
Sempre que Wilbur fecha os olhos e tenta tirar uma soneca, a Winnie tropeça sobre ele, ou acidentalmente se senta em cima dele.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Direitos das Crianças
Princípio 1.º
A criança gozará dos direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão reconhecidos a todas as crianças sem discriminação alguma, independentemente de qualquer consideração de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou outra da criança, ou da sua família, da sua origem nacional ou social, fortuna, nascimento ou de qualquer outra situação.
Princípio 2.º
A criança gozará de uma protecção especial e beneficiará de oportunidades e serviços dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se física, intelectual, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança.
Princípio 3.º
A criança tem direito desde o nascimento a um nome e a uma nacionalidade.
Princípio 4.º
A criança deve beneficiar da segurança social. Tem direito a crescer e a desenvolver-se com boa saúde; para este fim, deverão proporcionar-se quer à criança quer à sua mãe cuidados especiais, designadamente, tratamento pré e pós-natal. A criança tem direito a uma adequada alimentação, habitação, recreio e cuidados médicos.
Princípio 5.º
A criança mental e físicamente deficiente ou que sofra de alguma diminuição social, deve beneficiar de tratamento, da educação e dos cuidados especiais requeridos pela sua particular condição.
Princípio 6.º
A criança precisa de amor e compreensão para o pleno e harmonioso desenvolvimento da sua personalidade. Na medida do possível, deverá crescer com os cuidados e sob a responsabilidade dos seus pais e, em qualquer caso, num ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo em circunstâncias excepcionais, a criança de tenra idade não deve ser separada da sua mãe. A sociedade e as autoridades públicas têm o dever de cuidar especialmente das crianças sem família e das que careçam de meios de subsistência. Para a manutenção dos filhos de famílias numerosas é conveniente a atribuição de subsídios estatais ou outra assistência.
Princípio 7.º
A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade.
O interesse superior da criança deve ser o princípio directivo de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais.
A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a actividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objectivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos.
Princípio 8.º
A criança deve, em todas as circunstâncias, ser das primeiras a beneficiar de protecção e socorro.
Princípio 9.º
A criança deve ser protegida contra todas as formas de abandono, crueldade e exploração, e não deverá ser objecto de qualquer tipo de tráfico. A criança não deverá ser admitida ao emprego antes de uma idade mínima adequada, e em caso algum será permitido que se dedique a uma ocupação ou emprego que possa prejudicar a sua saúde e impedir o seu desenvolvimento físico, mental e moral.
Princípio 10.º
A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universal, e com plena consciência de que deve devotar as suas energias e aptidões ao serviço dos seus semelhantes.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Os Direitos da Criança
1.
A criança,
Toda a criança.
Seja de que raça for,
Seja negra, branca, vermelha, amarela,
Seja rapariga ou rapaz.
Fale que língua falar,
Acredite no que acreditar,
Pense o que pensar,
Tenha nascido seja onde for,
Ela tem direito...
2.
...A ser para o homem a
Razão primeira da sua luta.
O homem vai proteger a criança
Com leis, ternura, cuidados
Que a tornem livre, feliz,
Pois só é livre, feliz
Quem pode deixar crescer
Um corpo são,
Quem pode deixar descobrir
Livremente
O coração
E o pensamento.
Este nascer e crescer e viver assim
Chama-se dignidade.
E em dignidade vamos
Querer que a criança
Nasça,
Cresça,
Viva...
3.
...E a criança nasce
E deve ter um nome
Que seja o sinal dessa dignidade.
Ao Sol chamamos Sol
E à Vida chamamos Vida.
Uma criança terá o seu nome também.
E ela nasce numa terra determinada
Que a deve proteger.
Chamemos-lhe Pátria a essa terra,
Mas chamemos-lhe antes Mundo...
4.
...E nesse Mundo ela vai crescer:
Já sua mãe teve o direito
A toda a assistência que assegura um nascer perfeito.
E, depois, a criança nascida,
Depois da hora radial do parto,
A criança deverá receber
Amor,
Alimentação,
Casa,
Cuidados médicos,
O amor sereno de mãe e pai.
Ela vai poder
Rir,
Brincar,
Crescer,
Aprender a ser feliz...
5.
...Mas há crianças que nascem diferentes
E tudo devemos fazer para que isto não aconteça.
Vamos dar a essas crianças um amor maior ainda.
6.
E a criança nasceu
E vai desabrochar como
Uma flor,
Uma árvore,
Um pássaro,
E
Uma flor,
Uma árvore,
Um pássaro
Precisam de amor – a seiva da terra, a luz do Sol.
De quanto amor a criança não precisará?
De quanta segurança?
Os pais e todo o Mundo que rodeia a criança
Vão participar na aventura
De uma vida que nasceu.
Maravilhosa aventura!
Mas se a criança não tem família?
Ela tê-la-á, sempre: numa sociedade justa
Todos serão sua família.
Nunca mais haverá uma criança só,
Infância nunca será solidão.
7.
E a criança vai aprender a crescer.
Todos temos de a ajudar!
Todos!
Os pais, a escola, todos nós!
E vamos ajudá-la a descobrir-se a si própria
E os outros.
Descobrir o seu mundo,
A sua força,
O seu amor,
Ela vai aprender a viver
Com ela própria
E com os outros:
Vai aprender a fraternidade,
A fazer fraternidade.
Isto chama-se educar:
Saber isto é aprender a ensinar.
8.
Em situação de perigo
A criança, mais do que nunca,
Está sempre em primeiro lugar...
Será o Sol que não se apaga
Com o nosso medo,
Com a nossa indiferença:
A criança apaga, por si só,
Medo e indiferença das nossas frontes...
9.
A criança é um mundo
Precioso
Raro.
Que ninguém a roube,
A negoceie,
A explore
Sob qualquer pretexto.
Que ninguém se aproveite
Do trabalho da criança
Para seu próprio proveito.
São livres e frágeis as suas mãos,
Hoje:
Se as não magoarmos
Elas poderão continuar
Livres
E ser a força do Mundo
Mesmo que frágeis continuem...
10.
A criança deve ser respeitada
Em suma,
Na dignidade do seu nascer,
Do seu crescer,
Do seu viver.
Quem amar verdadeiramente a criança
Não poderá deixar de ser fraterno:
Uma criança não conhece fronteiras,
Nem raças,
Nem classes sociais:
Ela é o sinal mais vivo do amor,
Embora, por vezes, nos possa parecer cruel.
Frágil e forte, ao mesmo tempo,
Ela é sempre a mão da própria vida
Que se nos estende,
Nos segura
E nos diz:
Sê digno de viver!
Olha em frente!
Matilde Rosa Araújo
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Dia do Não Fumador - 17 de Novembro
Contudo, o controlo global do tabagismo inclui a prevenção da iniciação ao hábito de fumar, a eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco e o apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco.
O tabaco é um dos maiores inimigos da sua saúde. Dá o primeiro passo para uma vida sem fumo.
Pais/ Avôs /Família/ Professores/ Amigos NÃO FUMEM
terça-feira, 16 de novembro de 2010
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
O Mundo do Fantástico
O Fantástico passava os seus dias no laboratório num quarto secreto onde só ele entrava. Ninguém imaginava o que o Fantástico tinha feito nesse quarto. Lá estavam poções, invenções espectaculares que pareciam um sonho para quem lá entrasse.
Certo dia, o Fantástico entrou no seu laboratório com inspiração para inventar…
Pensou, pensou, até que lhe surgiu uma ideia:
- Vou construir um “subcarvião”, um meio de transporte que me leve a todo o lado. – Pensou ele.
Foi para o seu computador fazer o esboço da sua invenção. Depois bastou procurar as peças necessárias e … mãos à obra!
Trabalhou horas e horas durante muitos e muitos dias. Quando finalmente a sua invenção ficou pronta, exclamou:
- Uau, fiz um bom trabalho! Agora já posso viajar e percorrer todos os cantos do mundo, serei o Rei da Aventura.
Fantástico percorreu todos os mares, todas as galáxias, todos os cantos do mundo e viveu aventuras impossíveis de imaginar.
E tu consegues imaginar e viver no Mundo do Fantástico?
Elaborado pelos alunos do 4º ano
domingo, 14 de novembro de 2010
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Dia de S.Martinho
As aulas decorreram normalmente durante o período da manhã, durante o qual lemos e dramatizamos a Lenda de S. Martinho e realizamos outras actividades alusivas a esta data festiva.
Com a caruma, as pinhas e alguma da lenha que os alunos trouxeram para a realização de uma fogueira no pátio frontal do nosso recreio escolar, lá se acendeu a fogueira a fim de festejar mais um fantástico, apetitoso e insquecível magusto.
Na preparação da fogueira, contamos com a ajuda das nossas assistentes operacionais, e das funcionárias do ATL, que apoiaram também a organização desta agradável confraternização.
Após o deguste das castanhas, de saltar a fogueira e enfarruscar as caras...deu-se lugar à concretização de vários jogos tradicionais.
Em síntese, as crianças divididas por grupos e com a supervisão das professoras, tiveram a oportunidade de jogar em regime de rotatividade os seguintes Jogos Tradicionais: o jogo dos sacos, o jogo dos balões, o jogo da força e o jogo do mata.
Com a realização destas brincadeiras pudemos recordar jogos a que hoje as crianças já não brincam, mas que outrora faziam as graças e sorrisos de nós adultos.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Provérbios de S. Martinho
· A cada porco vem o seu S. Martinho.
· Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho.
· Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.
· No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
· No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.
· No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
· No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho. (sic.)
· No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.
· No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.
· No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.
· Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.
· Pelo S. Martinho castanhas assadas, pão e vinho.
· Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
· Pelo S. Martinho nem nado nem no cabacinho.
· Pelo S. Martinho prova o teu vinho; ao cabo de um ano já não te faz dano.
· O Sete-Estrelo pelo S. Martinho, vai de bordo a bordinho; à meia-noite está a pino.
· São Martinho, bispo; São Martinho, papa; S. Martinho rapa.*
· Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
· Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
· Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho.
· Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Lenda de S. Martinho
E como estamos com o S. Martinho à porta, deixamos para todos os curiosos que nos costumam visitar, a lenda deste santo, cuja mensagem é de solidariedade e de amor pelo próximo.
sábado, 6 de novembro de 2010
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Mãos à massa...
Pelo que se ouviu dizer, e depois de nas últimas duas semanas, terem conversado e trabalhado a importância da alimentação e sobre os alimentos que se devem comer em maior e menor quantidade, resolveram às escondidas fazer algo que só se pode comer “às vezes”, e em dias especiais. E para muitos, a chegada do fim de semana é um dia muito especial!
De manhã, depois da aula de Educação Fisica, e já com os ingredientes à mão dirigiram-se para a cantina e...
Quando já estava tudo pronto, foi só levar ao forno!
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Halloween...na biblioteca, em Ribeirão!
Esta história contada em Inglês, e pela teacher Mónica que lecciona esta área na nossa escola chamava-se "Winnie and the big pumpkin", e conta a história de uma bruxa chamada Winnie e do seu gato preto Wilbur que adoram comprar legumes saborosos no mercado.
Contudo, trazê-los de volta para casa num cabo de vassoura torna-se muito arriscado! Então Winnie cava uma horta no seu próprio jardim, usando um pouco de magia para acelerar o processo de crescimento.
Mas, como de costume, a magia de Winnie dá-lhe mais do que ela esperava - hastes gigantescas, couves colossais, e uma abóbora enorme pousada telhado da sua casa!
Com ela, com a "big pumpkin", fizeram-se tortas de abóbora, bolinhos de abóbora, sopa de abóbora para o Wilbur, e abóbora assada ... o prato preferido da bruxinha.
O que aconteceu depois, é o que vocês têm de descobrir!
E, para isso, basta deslocarem-se à biblioteca mais próxima, e...investigar...lendo!
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Dia de Todos os Santos...
Por isso a Igreja Católica escolheu o dia 1 de Novembro para os honrar a todos, e daí ser "Dia de Todos os Santos".
E queres saber mais?
No início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro como "O Dia de Todos os Santos", e, mais tarde, no século X, a Igreja dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos.
domingo, 31 de outubro de 2010
Escola é...
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de 'ilha cercada de gente por todos os lados'.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém,
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se 'amarrar nela'!
Ora , é lógico...
numa escola assim
vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."
A pedagogia dos sonhos possíveis, Paulo Freire (São Paulo: Editora Unesp, 2001)
sábado, 30 de outubro de 2010
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Happy Halloween ou Feliz dia das Bruxas!!!!!!!
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todos os anos, no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos.
Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos, para onde foi levada por imigrantes irlandeses, em meados do século XIX.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos.
Surgiu entre o povo celta que acreditava que no último dia do Verão (31 de Outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.
Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objectos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas.
Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objectivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (1 de Novembro).
Esta festa, por estar relacionada na sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como o Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa.
Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”.
Felizes, terminam o dia com sacos cheios de guloseimas,chocolates e doces.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Palestra «Alimentação Saudável»
Para motivar e sensibilizar os mais pequenos para os cuidados a ter com a alimentação a palestrante para além de uma apresentação de um PowerPoint que serviu de base para uma sensibilização a bons hábitos alimentares, fez alusão a uma história criada por si intitulada «Uma corrida marada na conquista de uma alimentação saudável».
Esta história fala-nos de Rita, uma pequena ratinha que vive em Ribeirão, uma vila pacata situada no norte de Portugal,e que como muitas crianças da sua idade gosta muito de brincar, ver televisão e de estudar. No entanto, tem um problema: é um bocadinho gordinha...mas que com força de vontade e a ajuda dos seus pais e professores talvez consiga resolver esse problema.
Esta história, tem como objectivo incentivar as crianças para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis assim como para a prevenção de doenças relacionadas com uma má alimentação.
Refira-se que a sessão foi muito esclarecedora e enriquecedora, uma vez que os mais pequenos foram sensibilizados de uma forma lúdica para a importância e aquisição de hábitos alimentares saudáveis aliados à prática desportiva.
No final da apresentação, os alunos do segundo e quarto anos de escolaridade apresentaram os seus finais desta bela história que ensina...a não cometer erros alimentares.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
A visita do Lupinhas
Promovido através do departamento de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Famalicão, este programa tem como principais objectivos a prevenção de factores de risco e promoção de factores de protecção, para além de contribuir para a sua formação social e psicológica.
A vinda desse detective é sempre motivo de euforia e a alegria.
Este dia não foi excepção... As crianças ficaram verdadeiramente contentes.
A brincar, a participar em jogos e desafios, as crianças experimentarão falar delas, das suas atitudes, sentimentos e comportamentos, da sua relação com os outros.
E a "brincar" irão crescendo.
Serão mais capazes de adaptarem o seu mundo interior ao mundo exterior que as rodeia...
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Ida à Biblioteca de Ribeirão
Já lá dentro ouvimos um poema sobre o Outono e o São Martinho. Depois o senhor Pedro pediu-nos para dizermos e escrevermos nomes de animais.
Antes de virmos embora requesitamos livros, dvd´s .
Quando chegamos à escola vinhamos contentes mas cansaditos.
Texto elaborado pelos alunos do 2.º ano
terça-feira, 19 de outubro de 2010
O que sabemos sobre a Alimentação
As pessoas devem comer alimentos saudáveis como:fruta,legumes,leite,carne,peisce,etc,e beber muita água.
Portanto devemos comer de todos os alimentos da roda dos alimentos.
Se não lavamos as mãos ,a fruta e os legumes podemos apanhar vírus e ficar doentes.
A sopa faz muito bem à sáude.
Devemos comer alimentos saudáveis.
Texto elaborado pelos alunos do 2.º ano
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação nasceu em 1981 e todos os anos é escolhido um tema sobre a qual as actividades vão ser desenvolvidas.
Este ano, o Dia Mundial da Alimentação debruça-se sobre o tema “Unidos Contra a Fome”.
No final do dia, já com a "barriguita cheínha", os alunos do terceiro ano levaram para os pais e encarregados de educação, um panfleto demonstrativo alusivo aos bons hábitos alimentares que se devem iniciar desde a infância, e que se acredita que diminuirão a possibilidade de adesão a padrões alimentares pouco saudáveis na vida adulta.
Foram actividades divertidas e diferentes das realizadas no dia-a-dia onde se realçou a importância de uma alimentação equilibrada para o desenvolvimento do nosso corpo.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Regulamento Interno
sábado, 9 de outubro de 2010
"Baixar o volume e as Boas Maneiras"
Este projecto visa criar na cantina hábitos de convivência durante as refeições, porque se verificou que os alunos não sabiam estar convenientemente à mesa. Pretende ainda criar, em contexto de sala de aula, um ambiente calmo e sereno propício às aprendizagens.
No futuro se verão os resultados, mas com o empenho de todos certamente será um sucesso.
Para que todos conheçam o funcionamento deste projecto aqui fica o panfleto criado por alunos e professores da escola.
Vamos lá então Baixar o Volume e aprender Boas Maneiras.
domingo, 3 de outubro de 2010
Implantação da República - 5 de Outubro
No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país: o rei reinava a vida toda e quando morria era o filho mais velho, o príncipe, que tomava o seu lugar.
A 5 de Outubro de 1910 deu-se a implantação da República.
A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e o nome da sua moeda para o escudo."
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Nos próximos dez meses alunos, professores e pais vão encontrar-se num espaço de partilha de conhecimentos, experiências, emoções e afectos que irão deixar marcas na história das nossas vidas.
Assim sendo, cabe a cada um de nós a responsabilidade de construir uma história com um final feliz...
Para partilharmos o caminho que juntos iremos percorrer durante este ano lectivo, aqui fica um vídeo para reflectirmos sobre "O que queremos para os nossos filhos" ... e para os nossos alunos:
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
E hoje começa um novo ano lectivo...
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Ano lectivo 2010/2011
Informa-se toda a Comunidade Educativa da EB1 de Portela – Ribeirão de que as aulas se iniciam:
- a 10 de Setembro das 9:00h às 12:00 h para o 1.º ano de escolaridade.
- a 13 de Setembro para todos os anos de escolaridade cumprindo o horário da respectiva turma (9h – 17:30h) .
Mais se informa que no dia 13 de Setembro de 2010 haverá reunião de Pais, com os respectivos professores.
Lista de material a adquirir:
NOTA: o material deverá vir devidamente identificado com o nome do aluno (os cadernos por dentro).