terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Restauração da Independência

Comemora-se amanhã a Restauração da Independência.
Restauração da Independência, é a "designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que serviu para assinalar a recuperação da independência nacional face à Espanha, que durante 60 anos ocupou o país e o oprimiu.
A morte de D. Sebastião, em Alcácer Quibir, sem deixar descendência e outros motivos de natureza vária , concorreram para a perda da Independência de Portugal.
Sem um sucessor directo, a coroa passou para Filipe II de Espanha que vem a ser Filipe I de Portugal, seguindo-se-lhe Filipe II e Filipe III.
Este, prometeu zelar pelos interesses do País, respeitando as leis, os usos e os costumes nacionais.
Com o passar do tempo, essas promessas foram sendo desrespeitadas e os cidadãos nacionais foram perdendo privilégios e passaram a uma situação de subalternidade em relação a Espanha.
Esta situação levou a que se organizasse um movimento conspirador para a recuperação da independência, onde estavam presentes elementos do clero e da nobreza.
A 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos introduz-se no Paço da Ribeira, onde reside a Duquesa de Mântua, representante da coroa espanhola, mata o seu secretário Miguel de Vasconcelos e vem à janela proclamar D. João, Duque de Bragança, rei de Portugal. Terminavam assim, 60 anos de domínio espanhol sobre Portugal.
A revolução de Lisboa foi recebida com júbilo em todo o País.

Sem comentários:

Enviar um comentário