quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia de S.Martinho

Parece que a tradição já não é o que era e, neste dia de S. Martinho, o céu cinzento e os chuviscos ocuparam o lugar do esperado Sol...
Contudo...antes que a chuva se lembrasse de aparecer, conseguimos comemorar este dia, como é habitual!
Mais uma vez, este ano lectivo, festejamos o Dia de São Martinho,com a preciosa ajuda da Associação de Pais da Portela que nos brindaram com as castanhas e um sumo tal como é o costume.
E como é costume no nosso estabelecimento de ensino todos deitamos mãos à obra!
As aulas decorreram normalmente durante o período da manhã, durante o qual lemos e dramatizamos a Lenda de S. Martinho e realizamos outras actividades alusivas a esta data festiva.
Com a caruma, as pinhas e alguma da lenha que os alunos trouxeram para a realização de uma fogueira no pátio frontal do nosso recreio escolar, lá se acendeu a fogueira a fim de festejar mais um fantástico, apetitoso e insquecível magusto.
Na preparação da fogueira, contamos com a ajuda das nossas assistentes operacionais, e das funcionárias do ATL, que apoiaram também a organização desta agradável confraternização.
Apesar do dia cinzento e frio, conseguimos aquecer as mãozinhas com o calor da pequena fogueira, e saborear as castanhas.
De cartuchos na mão, que foram elaborados na sala de aula com material de desperdício, comemos as castanhas quentinhas ... que a todos deliciaram.
Após o deguste das castanhas, de saltar a fogueira e enfarruscar as caras...deu-se lugar à concretização de vários jogos tradicionais.
Em síntese, as crianças divididas por grupos e com a supervisão das professoras, tiveram a oportunidade de jogar em regime de rotatividade os seguintes Jogos Tradicionais: o jogo dos sacos, o jogo dos balões, o jogo da força e o jogo do mata.
Com a realização destas brincadeiras pudemos recordar jogos a que hoje as crianças já não brincam, mas que outrora faziam as graças e sorrisos de nós adultos.
Avivámos a memória, animámos a escola, comemorou-se o dia, fez-se as honras ao S. Martinho e cumpriu-se a tradição.

Sem comentários:

Enviar um comentário