domingo, 3 de julho de 2011

As nossas pegadas terminam por aqui...
E estas janelas fecharão....
No entanto, através delas será ainda visível o fruto de algum do nosso trabalho...daquele que dava para documentar...para fotografar e para partilhar através de palavras...
Muito outro foi feito! Um trabalho de partilha de saberes, de conhecimentos, de sentimentos...que nem todas as palavras do mundo conseguiriam descrever...
E não faria sentido...pois há coisas que não se escrevem! Apenas se sentem...
E nisso podemos afirmar com toda a veemência que as levamos escritas na pele...
Está na hora da despedida do blog, que foi o nosso veículo de informação, de actividades que foram partilhadas!
Aproveitamos para agradecer a todos os seguidores do blog, e, acreditamos que a criação do mesmo contribuiu para um melhor acompanhamento da vida escolar das nossas crianças, dando lugar a uma maior partilha de experiências entre filhos e pais,e a vós e amigos e...
Deixamos um beijinho muito especial para todos os nossos alunos, pois sem eles nada disto faria sentido, e a todos aqueles, sem excepção, que nos permitiram sonhar um bocadinho mais alto...


sábado, 2 de julho de 2011

Concurso "Conta-nos uma História!


O Ministério da Educação (ME), através da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, lançou a 2ª Edição do concurso "Conta-nos uma história!" - Podcast na educação.
Esta iniciativa pretendia fomentar a dinamização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico que incentivassem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
Uma vez que no âmbito da Área de Projecto, “Saúde Oral - Sorrisos a Brilhar” os alunos do 2.º ano propuseram criar uma história que incutisse, na população em geral e, nas crianças em particular hábitos de higiene oral resolvemos fazer dois em um e participar no concurso.
Assim, aproveitando a sugestão dos “Traquinas” criamos a história (Sorriso a brilhar, com o “Sabe Tudo” ajudar) pois, pretendíamos alertar para os cuidados a ter com os dentes e incutir boas práticas que promovam a saúde dental.
A ajuda do Cientista “Sabe Tudo” foi preciosa uma vez que bons conselhos nos deixou quando a nossa escola visitou.
Se mais quiserem saber, com o “Sabe Tudo” terão de aprender e o link terão que conhecer.
"Bora" lá ouvir!!!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aviso...

Pais e Encarregados de Educação:

Leiam com atenção...

Amanhã estamos à vossa espera no sítio habitual a partir das 16 horas... Não se esqueçam que ainda há trabalho a fazer e papelada a assinar!!!!
Até amanhã.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lançamento de livro...


Os membros da Associação de Pais da Escola da Portela andam em pulgas!!!
Não com pulgas, mas em pulgas, pois encontram-se já em contagem decrescente para o lançamento e apresentação do livro de recordação que arduamente elaboraram para a comunidade educativa, e apara que esta mantenha sempre viva a recordação deste cantinho de janelas abertas para o mundo...
Esta apresentação terá lugar na Escola da Portela, no dia 30 de Junho pelas 21 horas.
Para aqueles que participaram, contribuíram na execução deste projecto os nossos parabéns!

domingo, 26 de junho de 2011

Festa de Final de Ano

Nos últimos dias de aulas os nossos alunos ensaiaram os números que iriam apresentar na festa a realizar no dia 25 para toda a comunidade educativa.
No dia 25, a manhã começou cedo, com a preparação e decoração do palco onde seria realizada a festa, e com a ajuda dos professores (incluindo a preciosa ajuda da professora Manuela Machado), da sempre solícita dona Adélia e membros da Associação de Pais da Portela, o espaço ficou deslumbrante.
À hora marcada todos compareceram e deu-se início à última e grandiosa festa neste enormíssimo palco que é, foi e sempre será (pelo menos em recordação) a escola da Portela.
E neste palco, as nossas estrelas actuaram, brilharam, cintilaram...bummm, explodiram!!!!.
No final da apresentação de todos os números, os alunos finalistas do 4º ano de escolaridade, receberam cartolas e diplomas confirmando a conclusão do 1º ciclo, e era visível o seu orgulho e o de todos os que compareceram, ao finalizarem esta etapa do seu percurso escolar.
Em jeito de despedida, entoaram canções que a todos sensibilizou, e depressa a alegria se instalou prolongando o convívio pela madrugada dentro.
Talvez vos mostremos imagens...:)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Convida-se, toda a Comunidade Educativa da E.B.1 de Portela para a festa de encerramento lectivo que se realizará no próximo dia 25 de Junho (sábado) às 15h.

Não falte!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Visita ao Centro Escolar

No próximo ano lectivo, deixaremos esta janela, que é a nossa escola da Portela e "voaremos" rumo a um novo estabelecimento de ensino, onde continuaremos a nossa jornada.
Hoje fomos visitá-lo.
Segundo a maior parte dos alunos, quando questionados sobre se tinham ou não gostado, a resposta foi: «Nós não gostamos, nós adoramos!!!»
E verdade seja dita! Quem não gostaria? Tudo a cheirar a novo? Enorme, diferente...
Esperemos que a mudança seja benéfica...e que o bom ambiente que aqui se vive nos acompanhe e se instale noutra janela que passará a ser a nossa.
Mas que é bonita é...e nova...e grande...talvez não suficientemente grande para albergar todos os bons sentimentos existentes em cada um dos corações dos nossos pupilos, mas...com jeitinho, talvez a consigamos tornar ainda maior...

domingo, 19 de junho de 2011

Feliz Primeira Comunhão-parte II

A todos os meninos que celebram hoje a primeira comunhão, e caminham ainda mais perto do Senhor, os nossos parabéns.
Um beijinho especial da professora Sandra.

sábado, 18 de junho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Nabo Gigante

Depois de uma manhã que exigiu muito esforço mental, na realização das fichas de avaliação de Matematica, os alunos do 2.º ano foram até ao pólo da Biblioteca Camilo Castelo Branco de Ribeirão e ouviram o Pedro (dinamizador das actividades aí desenvolvidas) a ler a História: “ O Nabo Gigante”. Este conto original russo recolhido por Alexis Tolstoi no século XIX, tem os ingredientes de um conto popular verdadeiramente hilariante, pensado para crianças. Acompanha as atribulações de um simpático casal de velhinhos, enriquecida com as belíssimas ilustrações de uma premiada artista irlandesa.

Foi uma história engraçada que descontraiu “graúdos e miúdos”.

Visita à EB2/3 de Ribeirão

Procurando integrar e até mesmo descobrir o que o futuro lhes reserva no próximo ano lectivo,os alunos do 4.º ano, com a sua professora, meteram-se a caminho e rumaram à sua futura escola: a EB2,3 de Ribeirão.
Um dia diferente foi vivido pelos alunos, que fizeram uma visita guiada à escola, ficando a conhecer os blocos, os espaços exteriores e os espaços de convívio.
Após o almoço, na cantina da EB2,seguiram para a biblioteca onde lhes foi contada uma história, e visitaram também a sala de informática.
Com esta actividade pretendeu-se criar laços de convívio entre os alunos que já frequentam este estabelecimento de ensino, e os que futuramente lhes farão companhia.
Foi um dia diferente vivido por estes alunos que apreciaram a visita e cada vez mais anseiam pela chegada do final do ano, para no final das férias ingressarem na escola dos grandes!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fernando Pessoa

1888 - 1935

"Eu sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."

Fernando Pessoa

domingo, 12 de junho de 2011

Feliz Primeira Comunhão-parte I

A todos os meninos que celebram hoje a primeira comunhão, e sobem mais um degrau na caminhada ao lado de Deus, os nossos parabéns.
Um beijinho especial da professora Sandra.

sábado, 11 de junho de 2011

sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 de Junho


O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e é também um feriado nacional de Portugal.

Quando nasceu este feriado?

O 10 de Junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões.
Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e era este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho.

O 10 de Junho, dia de Camões, começou a ser festejado a nível nacional com o Estado Novo, um regime instituído em Portugal em 1933, sob a direcção de António de Oliveira Salazar.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é pois um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580, é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Visita à casa de Camilo...

Hoje, alunos do 3º e 4º ano, fomos visitar a Casa Museu de Camilo Castelo Branco e o Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão.
Visitamos a Casa onde Camilo se instalou no inverno de 1863, e escreveu grande parte da sua obra.
Para além de termos ficado a conhecer o escritório onde Camilo se inspirava para passar para o papel todas as palavras que lhe serviam de inspiração, tivemos a oportunidade de escrever como os ilustres escritores daquela época.
Com pena, e tinteiro...
Foi um trabalho diferente, vagaroso, mas divertido, que nos deu algum prazer e fez suscitar diversas questões. Como seria se ainda hoje tivéssemos de o fazer, nas salas de aula?
Complicado ou não?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CEAB na reciclagem de papel

"A reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto." in: Wikipedia

Reciclar papel é uma boa maneira de tentarmos minimizar os problemas ambientais causados pela sua fabricação em escala industrial, de evitar o desperdício, e de reduzir a necessidade de derrubar mais árvores, para fazer mais papel.
No âmbito do dia Mundial do Ambiente que se comemorou no dia cinco de Junho, promoveu-se hoje no nosso estabelecimento de ensino uma acção de sensibilização de reciclagem de papel, promovida pelo CEAB.
Os alunos, com a ajuda da técnica do CEAB, Drª Ana, aprenderam e realizaram o processo de fabrico caseiro de papel reciclado.
Assim, a partir de jornais que os próprios alunos rasgaram, fizeram várias folhas de papel reciclado!
As folhas de papel resultantes poderão ser utilizadas para diversos fins, como blocos de notas, quadros pintados ou mesmo capas de livrinhos!

domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Ambiente



Criado em 5 de junho de 1972, pela Assembléia Geral da ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi o marco da abertura de uma Conferência sobre Meio Ambiente, ocorrida naquele ano em Estocolmo – Suécia. Foi o primeiro passo para que a ONU e governos de diversos países evidenciassem a necessidade de se prestar mais atenção ao meio ambiente e nos resultados que a poluição desenfreada ocasionava na natureza. Desde então anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado em todo o mundo, entretanto muito ainda há que ser feito pelo meio ambiente. Há muito ainda a ser abordado, e há muito a se divulgar sobre poluição, meio ambiente, recicláveis, economia de água, emissão de Co2 e outros. É necessário uma conscientização maior da população mundial quanto a necessidade de se preservar o meio ambiente. É egoísmo pensarmos que só estaremos aqui por no máximo mais meio século, afinal deixaremos aqui nossos filhos, nossos netos, bisnetos e assim por diante. São eles que vão herdar um planeta Terra devastado pela ambição desmedida do homem, por isso devemos ensina-los desde pequenos a economizar agua, reciclar o lixo, cuidar das plantas; para que efetivamente doravante tenhamos todos os dias dedicados ao Dia Mundial do Ambiente e não só o dia 5 de Junho de cada ano.

fonte: http://www.portalis.co.pt/dia-mundial-do-ambiente-5-de-junho-2/

terça-feira, 31 de maio de 2011

Direitos da Criança...

E porque amanhã é o Dia da Criança, relembramos aqui os seus direitos...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aprender a aprender...



Basicamente, não é isto que nós, professores, fazemos?

terça-feira, 24 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

domingo, 22 de maio de 2011

Vamos trautear...

Hoje ao abrir o meu email, tinha esta música que me foi enviada pela Lara Rita do terceiro ano.
Compreendo que goste muito dela, pois eu também, e já a obriguei a cantar...
A ela e à restante "tropa"...
E, como gostamos de partilhar tudo aquilo que gostamos, aqui fica:



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Importante Ler

Informa-se todos os Encarregados de Educação (com direito a subsídio) de que logo que recebam o papel da Segurança Social, devem passar na secretaria do agrupamento para fazerem prova do mesmo (verificação do respectivo escalão).

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de Maio...

E porque, para muitos, hoje é um dia especial...






quinta-feira, 12 de maio de 2011

Parabéns...


O 50º aniversário da EB1 da Portela foi celebrado hoje, dia 12 de Maio, numa cerimónia que envolveu toda a comunidade escolar.
A iniciativa e organização foram da Associação de Pais e contou com o apoio e a colaboração de todos.
Eram quase dezasseis horas quando a festinha promovida para este dia começou.
Após o discurso da directora do Agrupamento ao qual esta escola está agregada, do Presidente da Junta de Freguesia, do Reverendíssimo Pároco, e do Vereador da Cultura e Educação, procedeu-se ao descerramento de uma lápide, na frente do edifício escolar, assinalando a passagem do aniversário, tendo todos soprando as velas do bolo de aniversário.
Pela tarde fora, pais, encarregados de educação, alunos, professores e auxiliares, membros da Direcção deste Agrupamento e elementos das autarquias convidadas - Junta de Freguesia e Câmara Municipal - confraternizaram e celebraram o quinquagésimo aniversário.
A Associação de Pais e comunidade escolar estão de parabéns por esta iniciativa.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vai correr tudo bem!

Hoje o desafio são as Provas de Aferição de Matemática. Com calma e muito empenho certamente que correrão bem.
De qualquer modo, votos de boa sorte para todos os alunos que as vão realizar, particularmente para os "pimpolhos" da nossa escola.




sexta-feira, 6 de maio de 2011

Boa sorte...

Realizam-se hoje as Provas de Aferição de Língua Portuguesa.

A todos os que as vão realizar, e em especial para os nossos meninos:

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lembram-se?

Lembram-se de um livro que nos propusemos elaborar há uns tempos atrás no âmbito do P.N.L. e que passou de casa em casa para ser estruturado e ilustrado com a ajuda dos pais e encarregados de educação?
Pois...aguardem que vão ter uma bela surpresa...
Eu já tou em pulgas!!!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

E no dia da mãe...

...oferecemos colares para as mães andarem enfeitadas e ainda mais bonitas!
Esperamos que todas as mães tenham gostado...
E já agora quem tem uma mãe tem tudo...


domingo, 1 de maio de 2011

Que tem uma Mãe TEM TUDO!!

FELIZ DIA DA MÃE


A origem moderna do Dia da Mãe ocorreu no início do século passado nos Estados Unidos, quando uma jovem Americana, Anna Jarvis, ficou sem a sua mãe e entrou numa depressão grave.
As amigas de Anna ficaram muito preocupadas com o sofrimento da jovem, e resolveram fazer uma festa em homenagem à mãe de Anna todos os anos.
Anna resolveu alargar a sua festa, a uma festa de homenagem a todas as mães vivas ou mortas. Rapidamente o dia de homenagem às mães passou a ser festejado em quase todos os estados dos EUA. Em 1914 o então presidente Woodrow Wilson oficializou o dia 9 de Maio, como o dia da mãe.
Em Portugal o dia da mãe é o primeiro domingo de Maio.
Actualmente, esse o dia de homenagem à mãe onde se oferece de tudo um pouco: roupa, acessórios de moda, experiências e muito mais. Mas o mais importante será oferecer no dia da mãe afectos e prendas originais, feitas por cada um de nós (filhos).

sábado, 30 de abril de 2011

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Provas de Aferição

«As Provas de Aferição de Língua Portuguesa e de Matemática dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico visam avaliar o modo como os objectivos e as competências essenciais de cada ciclo estão a ser alcançados pelo sistema de ensino. A informação que os resultados destas provas fornecem mostra-se relevante para todos os intervenientes no sistema educativo, alunos, pais, encarregados de educação, professores, administração e para os cidadãos em geral. Estes resultados permitem uma monitorização da eficácia do sistema de ensino, devendo ser objecto de uma reflexão ao nível de escola que contribua para alterar práticas em sala de aula, que assim podem e devem ser ajustadas de modo sustentado.»



A minha mãe - José Jorge Letria

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Preparando o Dia da Mãe

Estes dias vamos andar muito atarefados a preparar com muito cuidado e carinho os presentes para as nossas mães...
Mas não vamos revelar ainda o resultado final...
Aguardem pelas novidades pois vão gostar tanto como nós do resultado.

terça-feira, 26 de abril de 2011

sexta-feira, 22 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tempo de paz...



"Não existe um Caminho para a PAZ.A PAZ é o Caminho"

Mahatma Gandhi


"A paz do coração é o paraíso dos homens."

Platão


"A paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta."

Buda


"A paz não é um período de tempo, mas uma forma de vida."

Antônio Lisboa de Carvalho

terça-feira, 19 de abril de 2011

Símbolos da Páscoa


O Ovo

O ovo é um daqueles símbolos que se explica por si mesmo. Contém o fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação.
De uma forma simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.

Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo nasceu de um ovo.

Na maioria das tradições, este "ovo cósmico" aparece depois de um período de caos.

Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa chamada Hamsa (um espírito considerado o "sopro divino") chocou o ovo cósmico e, daí, dividido em duas partes, o ovo deu origem ao céu e à terra (o céu seria a clara do ovo e a terra a gema).

O mito do ovo cósmico aparece também nas tradições chinesas.

Antes do surgimento do mundo, quando tudo ainda era caos, um ovo semelhante ao de galinha abriu-se e, dos seus elementos pesados, surgiu a terra (Yin) e, da sua parte leve e pura, nasceu o céu (Yang).

Há vários séculos os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba.

Ao retirá-los do fogo, ficavam com desenhos mosqueados na casca. Os ovos eram dados como presentes na Festa da Primavera. Para os celtas, o ovo cósmico é parecido com o ovo de uma serpente. Para eles, o ovo representava o Universo: a gema era o globo terrestre, a clara o firmamento e a atmosfera, e a casca equivalia à esfera celeste e aos astros.

Na tradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da Natureza.

Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante o resto do ano (ora vejam os folares da Páscoa!). E mais: um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças!


O Coelho

Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, a sua imagem simboliza a renovação e a vida nova.

A tradição do coelho da Páscoa não é portuguesa; foi levada para a América por imigrantes alemães em meados de 1700.

Para eles, o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã do Domingo de Páscoa.

A tradição não veio para Portugal, mas a imagem do coelho, sim.



Os Símbolos Cristãos


O cordeiro, que simboliza Cristo, o cordeiro de Deus, que se sacrificou em favor de todo o rebanho, que são os homens.


A cruz que simboliza a morte e a Ressureição de Cristo. É um símbolo de vida e de passagem, novamente.


A vela (chamada círio) que simboliza a luz e tem gravado os símbolos Alfa (o início - no alfabeto grego) e Ómega (o fim). Quer dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Páscoa, o que é?

Muito antes de ser uma festa cristã, o que se celebrava no momento da Páscoa era o anúncio do fim do Inverno e a chegada da Primavera.

Para os antigos, festejar a Primavera (tal como a Páscoa) sempre representou a alegria da passagem de um tempo escuro e triste para um mundo iluminado, de vida nova na Natureza. Era uma espécie de renascer.

A palavra "páscoa" vem do hebreu "pessah" e significa "passagem", "mudança", refere-se ao êxodo (saída) do Egipto de Moisés.



Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário recordar que muitas celebrações antigas foram integradas nos acontecimentos relacionados com Cristo.
A festa da Páscoa refere-se à última ceia de Jesus com os Apóstolos, a sua prisão, julgamento e condenação à morte, seguida da sua crucifixão e ressurreição (Jesus voltou a viver e subiu ao céu).
A celebração começa no Domingo de Ramos (quando Jesus entra em Jerusalém e é aclamado com ramos de palmeira) e acaba no Domingo de Páscoa (com a Ressurreição de Cristo): é a chamada Semana Santa.
A data da Páscoa foi fixada pela Igreja no ano 325, de modo a "cair" no domingo mais próximo da primeira Lua Cheia do mês lunar que começa com o equinócio da Primavera. Cuidado: isto é complicado de entender... Com esta definição, a data da Páscoa varia de ano para ano, sendo, em limite, entre 22 de Março e 25 de Abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".


fonte:http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=619&P=Sabias

quinta-feira, 14 de abril de 2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

Tempo de...


Vivemos numa realidade muito diferente daquela em que vivíamos há alguns anos atrás...

Vivemos num mundo em que optamos por deixar de ter tempo..

Deixámos de ter tempo...

...para dar, partilhar, ver, olhar, apreciar...amar...

E deixamos também de ter tempo para...

...receber!

E é esta falta de tempo que urge combater...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Histórias quase mágicas...


No âmbito do P.N.L., propusemo-nos no início deste período a desafiar os nossos alunos e pais a criar uma história.

Esta história andarilha foi começada na sala de aula e percorreu a casa de cada criança que frequenta este estabelecimento de ensino.

Cada família acrescentou um ponto à história, e as crianças ilustraram cada momento da história, nascendo assim, dentro de cada sala de aula uma história que culminará num livro!

Brevemente daremos mais informações...

sábado, 9 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Encerramento do 2º período

Os encerramentos de período são sempre motivo de grande alegria para os alunos.

São-no não só porque significam o aproximar de alguns dias de interrupção lectiva onde vão poder recarregar energias, mas também porque são sinónimo de festa.

Como já vem sendo habitual, para o encerramento deste segundo período, preparamos também para os alunos uma pequena comemoração.

Esta festa foi um momento de harmonia e confraternização entre professores, alunos, assistentes operacionais e funcionárias da Associação de Pais.

Decorrendo em duas partes, iniciou-se com um karaoke onde alunos e graúdos colocaram à prova a sua voz e com jogos tradicionais.

Os professores participaram activamente, uns acompanhando os grupos de alunos e outros ficando numa estação para orientar e/ou explicar os objectivos da actividade respectiva. Este dia foi muito positivo em vários aspectos.

Não só proporcionou momentos de lazer, prazer e alegria, como também desenvolveu aptidões físico - motoras, sensoriais, a capacidade de concentração e atenção, mas sobretudo porque proporcionou e promoveu a sociabilidade, a aproximação e acima de tudo o contacto e o convívio entre pares.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia das Mentiras...


Mentira, s. f. Afirmação contrária à verdade; falsidade; ficção; ilusão; acto de mentir.


A mentira tem um dia especial, o dia 1 de Abril - Dia das Mentiras. Há muitas explicações para que o dia 1 de Abril se tenha transformado no Dia das Mentiras. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI que o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciava no dia 1 de Abril. Alguns brincalhões passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Nos países de língua inglesa o Dia das Mentiras costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos. Na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril". Neste dia as mentiras já se esperam e, por isso, na maior parte dos casos não surtem o efeito desejado. Mas há quem se descuide e caia nas partidas, mas, neste dia ninguém leva a mal. O melhor é criar situações engraçadas que resultem numa boa risota!


fonte: http://lumeear.blogspot.com/2010/04/mentira.html


segunda-feira, 28 de março de 2011

Decorreu hoje no nosso estabelecimento de ensino, uma acção de sensibilização promovida pelo CEAB, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, intitulada: «Da nascente até à foz". Esta acção de sensibilização teve como principal objectivo alertar e sensibilizar a população mais jovem para o desenvolvimento de competências que estejam na base da adopção de comportamentos que privilegiem a conservação e preservação da natureza, nomeadamente da floresta e da água.


domingo, 27 de março de 2011

Dia Mundial da Água


"Celebrou-se na semana passada o Dia Mundial da Água. Nunca, como agora, as preocupações ambientais e, em particular, as relacionadas com os recursos hídricos, estiveram tanto na ordem do dia. De facto, a maioria dos meios (água, ar e solos) começam a manifestar uma pressão exagerada, sob a forma de poluição, com os consequentes problemas para a saúde pública e para os próprios ecossistemas. Esta pressão, fruto inicialmente do processo de industrialização e do crescimento populacional, veio agudizar-se em face de factores diversos tais como as alterações climáticas, a desflorestação, a perda de biodiversidade, a redução de recursos piscícolas e o aumento da concentração de substâncias perigosas no ambiente. As previsões feitas pelos principais organismos internacionais não são animadoras. A OCDE, por exemplo, prevê, um aumento da probabilidade de ocorrência de cheias, a nível mundial, com o consequente arrastamento de poluentes e maiores taxas de erosão dos solos. Ainda segundo este Organismo haverá um aumento do nível médio da água do mar (e logo maior intrusão salina) e das temperaturas da água (provocando maior eutrofização). A UNESCO já antes tinha constatado vários outros fenómenos: muitos rios deixaram de chegar ao mar, mais de metade das zonas húmidas desapareceram e muitos aquíferos estão esgotados ou contaminados. O Organismo das Nações Unidas para a água estabeleceu, para este ano, como tema central: "Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano". A principal explicação, prende-se com o facto de, pela primeira vez na história da Humanidade, a maioria da população mundial viver em cidades. Esta concentração de populações implica, necessariamente, que as técnicas de abastecimento e tratamento de água, e posterior tratamento, sejam cada vez mais apuradas e sofisticadas. Todas estas previsões, e dados estatísticos, deixam antever que os desafios no sector da água em Portugal passarão pela necessidade de fortes meios financeiros e técnicos. Assim, será imperioso que, nas várias áreas do sector da água, exista uma gestão mais eficiente, um melhor controlo de poluentes, sobretudo daqueles com incidência directa na saúde pública, e a reutilização de águas residuais. Estas carências tornam necessário a criação de um quadro legal em que o capital privado tenha incentivos ao investimento no sector. Naturalmente que o preço da água, de forma diferenciada e consoante os municípios e sectores de actividade, poderá, ainda que marginalmente e de forma gradual, subir, mas estes aumentos serão acompanhados de melhorias de qualidade e de uma protecção alargada dos direitos do consumidor. Assim, nesta comemoração do Dia Mundial da Água é preciso ter presente que a água é um elemento que, para além de ser essencial à vida humana, a vários níveis, dita de forma clara a melhor ou pior qualidade de vida de uma população. Por isso, valorizá-la e preservá-la são imperativos nacionais e urgentes que passam pela participação e empenhamento de todos. "


sexta-feira, 25 de março de 2011

Momentos soltos da semana...

Ufaa...que esta semana foi uma azáfama que só visto!

Nós pintamos, ouvimos histórias, declamamos poemas, cantamos as boas vindas à primavera, comemoramos dias festivos...quase tudo de uma só vez.

E o melhor disto tudo, é que há fotos que o comprovam , e que brevemente estarão disponíveis...

Por isso continuem à espreita e quem sabe!

Quem sabe não serão surpreendidos com alguns momentos soltos do que aqui vivemos...

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia da Árvore...ou da Floresta?!

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.


fonte: ICN (http://www.icn.pt/