quarta-feira, 19 de maio de 2010

Projecto «Crescer a brincar»...

O Projecto "Crescer a Brincar" é apresentado como um Programa de promoção do ajustamento psicológico, destinado a crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, em que os professores são convidados a trabalhar na sua sala de aula, manuais adaptados a cada nível de escolaridade sobre a forma de banda desenhada e de jogos interactivos.
A implementação do programa supõe para além de formação dos Técnicos de Educação, o acompanhamento destes na aplicação dos materiais, por uma equipa multidisciplinar.
O projecto tem a duração de quatro anos (carácter longitudinal) permitindo o acompanhamento do desenvolvimento destas crianças desde o 1º ano até ao 4º ano de escolaridade.
Este Projecto tem como grande objectivo dotar as crianças com competências que lhes permitam mover-se adaptativamente na sociedade e contribuir para o seu desenvolvimento.
Uma escola que não intencionalize e ajude as crianças a reconhecer os seus sentimentos, as suas emoções e pensamentos, a perceber a forma como os comportamentos são uma consequência dos seus sentimentos e pensamentos, de modo que a criança seja capaz de os gerir e de auto -regular, não estará a cumprir cabalmente a sua missão e estará a ser responsável por graves lacunas ao nível do desenvolvimento dos indivíduos.
Várias foram as sessões que dedicámos a este Projecto e, na nossa escola, no dia dezanove de Maio recebemos a visita da Drª Mariana,que mais uma vez sensibilizou os nossos alunos, na intenção destes saberem lidar com os diferentes sentimentos/emoções que vão sentindo ao longo do dia-a dia.
Realizou ainda um jogo mímico alusivo aos sentimentos.
E para mais tarde recordar, aqui ficam algumas imagens:




Sem comentários:

Enviar um comentário