segunda-feira, 28 de março de 2011

Decorreu hoje no nosso estabelecimento de ensino, uma acção de sensibilização promovida pelo CEAB, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, intitulada: «Da nascente até à foz". Esta acção de sensibilização teve como principal objectivo alertar e sensibilizar a população mais jovem para o desenvolvimento de competências que estejam na base da adopção de comportamentos que privilegiem a conservação e preservação da natureza, nomeadamente da floresta e da água.


domingo, 27 de março de 2011

Dia Mundial da Água


"Celebrou-se na semana passada o Dia Mundial da Água. Nunca, como agora, as preocupações ambientais e, em particular, as relacionadas com os recursos hídricos, estiveram tanto na ordem do dia. De facto, a maioria dos meios (água, ar e solos) começam a manifestar uma pressão exagerada, sob a forma de poluição, com os consequentes problemas para a saúde pública e para os próprios ecossistemas. Esta pressão, fruto inicialmente do processo de industrialização e do crescimento populacional, veio agudizar-se em face de factores diversos tais como as alterações climáticas, a desflorestação, a perda de biodiversidade, a redução de recursos piscícolas e o aumento da concentração de substâncias perigosas no ambiente. As previsões feitas pelos principais organismos internacionais não são animadoras. A OCDE, por exemplo, prevê, um aumento da probabilidade de ocorrência de cheias, a nível mundial, com o consequente arrastamento de poluentes e maiores taxas de erosão dos solos. Ainda segundo este Organismo haverá um aumento do nível médio da água do mar (e logo maior intrusão salina) e das temperaturas da água (provocando maior eutrofização). A UNESCO já antes tinha constatado vários outros fenómenos: muitos rios deixaram de chegar ao mar, mais de metade das zonas húmidas desapareceram e muitos aquíferos estão esgotados ou contaminados. O Organismo das Nações Unidas para a água estabeleceu, para este ano, como tema central: "Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano". A principal explicação, prende-se com o facto de, pela primeira vez na história da Humanidade, a maioria da população mundial viver em cidades. Esta concentração de populações implica, necessariamente, que as técnicas de abastecimento e tratamento de água, e posterior tratamento, sejam cada vez mais apuradas e sofisticadas. Todas estas previsões, e dados estatísticos, deixam antever que os desafios no sector da água em Portugal passarão pela necessidade de fortes meios financeiros e técnicos. Assim, será imperioso que, nas várias áreas do sector da água, exista uma gestão mais eficiente, um melhor controlo de poluentes, sobretudo daqueles com incidência directa na saúde pública, e a reutilização de águas residuais. Estas carências tornam necessário a criação de um quadro legal em que o capital privado tenha incentivos ao investimento no sector. Naturalmente que o preço da água, de forma diferenciada e consoante os municípios e sectores de actividade, poderá, ainda que marginalmente e de forma gradual, subir, mas estes aumentos serão acompanhados de melhorias de qualidade e de uma protecção alargada dos direitos do consumidor. Assim, nesta comemoração do Dia Mundial da Água é preciso ter presente que a água é um elemento que, para além de ser essencial à vida humana, a vários níveis, dita de forma clara a melhor ou pior qualidade de vida de uma população. Por isso, valorizá-la e preservá-la são imperativos nacionais e urgentes que passam pela participação e empenhamento de todos. "


sexta-feira, 25 de março de 2011

Momentos soltos da semana...

Ufaa...que esta semana foi uma azáfama que só visto!

Nós pintamos, ouvimos histórias, declamamos poemas, cantamos as boas vindas à primavera, comemoramos dias festivos...quase tudo de uma só vez.

E o melhor disto tudo, é que há fotos que o comprovam , e que brevemente estarão disponíveis...

Por isso continuem à espreita e quem sabe!

Quem sabe não serão surpreendidos com alguns momentos soltos do que aqui vivemos...

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia da Árvore...ou da Floresta?!

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.


fonte: ICN (http://www.icn.pt/

segunda-feira, 21 de março de 2011

E ainda não é tudo...


Parece que a semana começou cheia de trabalho...
Ele é Primavera, Dia Mundial da Poesia, Dia da Terra, Dia da Água, Dia, Dia , Dia e dia...ufaaa...
E muitos dias fazem uma semana...
E esta semana?
Esta semana comemoramos a Semana da Leitura...

Dia Mundial da Poesia


O dia 21 de Março não marca apenas o início da Primavera, mas também o Dia Mundial da Poesia, e como poetas que somos aventurámo-nos a fazer uma árvore da poesia.
O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

Deste modo, empunhamos a caneta em direcção a uma folha de linhas pautadas e começamos a desenhar letras que no fim de contas foram dar forma a quadras e frases sobre os mais variados temas.

Tendo em conta que esta semana é rica em dias...não apenas da semana, mas dias comemorativos dignos de ser assinalados...cada um escreveu o que lhe veio à alma...

A menina gotinha de água...

Hummm...

E na nossa escola já tudo cheira a Primavera...
Começamos este dia da melhor forma: o sol brindou-nos com a sua companhia,e começamos a festejar a Primavera e todas as efemérides que com ela vem...
De forma a comemorar o dia Mundial da Água, que amanhã se festeja, e dar a conhecer o papel fundamental para a vida que a mesma desempenha, sensibilizámos as crianças para a importância da água, dando-lhes a conhecer o Ciclo da Água e a necessidade da poupança da água nas diversas actividades do dia-a-dia.
Com este diálogo nas salas de aula, e com o percurso de um trilho de gotinhas de água colocadas ordenadamente no chão, construídas e colocadas pelos alunos, pretendeu-se transportar as crianças para um ambiente criativo onde pudessem criar um placar (já desenhado na parede e que as crianças estão a pintar), de encontro com o imaginário infantil que é o ciclo da água.
No decorrer desta actividade ser-lhes-á lida ainda uma história sobre a temática da água.
Brevemente deixaremos as imagens para partilhar!

SEMANA DA LEITURA

No âmbito do Plano Nacional de Leitura e do Plano Anual de Actividades do Agrupamento de Escolas de Ribeirão, decorre, até sexta - feira, a Semana da Leitura na nossa escola com a realização de várias actividades. As várias iniciativas englobam todas as turmas da escola. Mais uma vez, pretendemos contribuir significativamente para a valorização da leitura junto das crianças e da população adulta, propiciando a aproximação da Escola à comunidade.

domingo, 20 de março de 2011

Já é Primavera!


A Primavera chegou e vai manter-se até ao dia 21 de Junho.
"A palavra de origem latina significa 'noite igual ao dia', pois nestas datas dia e noite têm igual duração".
A Primavera é a estação do ano após o inverno e antes do verão. É uma estação esperada por muitos, caracterizada pelo aparecimento das flores e associada à fauna e a flora. Esta estação é conhecida por manter um clima agradável, nem quente, nem frio.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia do Pai...

E amanhã os nossos pais receberão...


domingo, 13 de março de 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ensinamentos..


Numa sala de aula, havia várias crianças.
Quando uma delas perguntou à professora: Professora, o que é o amor ?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e
trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse:
Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse : Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou : Eu trouxe esta borboleta.
Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.
A terceira criança completou : Eu trouxe este filhote de passarinho.
Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim as crianças foram se colocando.
Terminada a exposição, a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.
A professora se dirigiu a ela e perguntou:
Meu bem, por que você nada trouxe?
E a criança timidamente respondeu:
Desculpe, professora. Vi a flor e senti o seu perfume.
Pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo.
Vi também a borboleta, leve, colorida.
Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la.
Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas, ao subir na árvore, notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho.
Portanto professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho.
Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração.

Autora da Mensagem: Eliane de Araujoh (Escritora)
Extraída do Livro: “Historias para sua Criança Interior” – Editora Roka

terça-feira, 8 de março de 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

É Carnaval, ninguém leva a mal...

Como vem sendo habitual por estas paragens, esta comunidade educativa não se poupa a esforços, dando o seu melhor e criando situações diversificadas de aprendizagem para que as nossas crianças desenvolvam ao máximo as suas capacidade e sejam crianças de sucesso.
Por isso, para a comemoração desta data festiva contamos com todos aqueles que trabalham em prol do nosso estabelecimento de ensino (pais, encarregados de educação, alunos, pessoal docente e não docente e associação de pais).
O vento frio soprava arrefecendo as mãos de quem andava com elas já a manifestar alegria, quando a nossa festa de Carnaval iniciou.
A música, a magia, a cor e alegria deram o mote para que este fosse mais um dos melhores Carnavais da Portela.
Chegados à escola, a azáfama por parte das crianças era enorme pois cada um queria mostrar o seu disfarce e surpreender os seus colegas, e preparar-se para o concurso de máscaras e subsequente desfile.
Cada um se divertiu à sua maneira.Entoaram-se canções carnavalescas, fizeram-se jogos, enfim brincou-se ao Carnaval.
Por volta das 10:30h, deu-se início ao desfile do concurso de máscaras e no final foram eleitas as quatro máscaras mais originais: uma por cada ano de escolaridade.
Findo o concurso de máscaras, o som, a cor, as serpentinas e os confetis invadiram então as ruas da aldeia.
Os palhaços, as princesas, as bruxinhas, os índios...desfilaram pelas ruas, levando alguns curiosos a parar para admirar o desfile e a alegria que ali reinava!
Depois de algumas brincadeiras no parque infantil, e findo o desfile, regressou-se de novo à escola, para almoçar e para no final se assistir a um filme intitulado «A máscara».
No final do filme, pais e outros elementos da comunidade reuniram-se na nossa escola a fim de participar no lanche-convívio organizado para e pelos pais, alunos e restante comunidade educativa.
As crianças realizaram alguns jogos, fomentando mais uns momentos de convívio e diversão, voltando depois para suas casas com a satisfação e alegria espelhada no rosto por mais um evento divertido.


quinta-feira, 3 de março de 2011

Sabias que...


*O Carnaval é festejado nos três dias que antecedem a Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e se prolonga até à Páscoa.

*É preciso dizer que a Quaresma é um tempo de jejum, por isso o Carnaval era a última oportunidade para cometer alguns excessos...

*Há diversas origens possíveis para o Carnaval, que remontam a 10 000 anos antes de Cristo, segundo alguns estudiosos.

*No tempo dos romanos era uma altura de excessos, em que tudo (ou quase) era permitido: os escravos faziam de senhores e os senhores de escravos.

*Bebia-se e comia-se até mais não poder, mas só durante aqueles dias...

*Noutros tempos, já na era cristã, a época carnavalesca começava mesmo no Dia dos Reis,a 6 de Janeiro.

*A partir de então, os domingos eram assinalados por festas já carnavalescas e grandes comezainas, o que levou a chamar-lhes Domingos Gordos.

*A palavra "carnaval" pode ter sua origem na expressão latina "carrum novalis", com a qual os romanos abriam seus festejos, ou na palavra carnelevale, do dialeto milanês (de Milão, Itália), que significa "adeus à carne" - uma alusão ao início da quaresma cristã.
Entrudo quer dizer "entrada na quaresma".

*O Carnaval, na verdade são mesmo três dias: começa no Domingo Gordo, segue-se a segunda-feira de Carnaval, o Entrudo (a terça-feira), que é o dia principal, e a quarta-feira de cinzas, que já não conta é o início da Quaresma...

*Antigamente o Carnaval era o tempo de todos os excessos: os homens vestiam-se de mulheres, as mulheres de homens e alguns até de diabretes.

*Ficavam todos irreconhecíveis! Hoje em dia é só mais uma festa em que aproveitamos para nos divertirmos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Higiene Oral

Hoje recebemos a visita de dois dentistas e uma enfermeira do Centro de Saúde.
Vieram falar-nos de higiene oral, tema que estamos a estudar no presente período lectivo.
Verdade seja dita que sabíamos responder a muitas questões que nos colocaram e outras coisas aprendemos de novo.
Mas, é sempre importante relembrar tudo o que é benéfico à melhoria da nossa vida e da nossa saúde.
Foi uma manhã divertida e instrutiva, pois para além dos conselhos teóricos e práticos, assistimos a uma projecção de um powerpoint que nos falava sobre a higiene oral e os cuidados que temos de ter com os nossos dentes.
Depois, aprendemos como fazer a escovagem a seco, e ainda recebemos um folheto de escovagem dos dentes, com dicas de como se devem escovar os dentes e umas fichas com passatempos relacionadas com a higiene oral.


terça-feira, 1 de março de 2011

Projecto "Crescer a Brincar"...

Ontem anunciámos que o detective Lupinhas nos viria visitar.
Contudo, e como detective ocupado que é, o Lupinhas anda de escola em escola a transmitir bons ensinamentos e a espalhar emoções.
Por isso, no seu lugar, recebemos duas simpáticas técnicas ajudantes que connosco passaram alguns momentos divertidos, e nos levaram a lembrar, pensar e a falar das nossas emoções, sentimentos, pensamentos e outras competências sociais.
Aqui ficam algumas imagens: