Desta vez não só meteram água como também se meteram na água. Preparados a rigor, saltaram, brincaram e nadaram como uns verdadeiros "peixes".
Os alunos estiveram motivados e radiantes e, por isso, é para repetir.
A Associação Aprender a Empreender – Junior Achievement Portugal (JA Portugal) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade e inovação nas próximas gerações. São estes os requisitos obrigatórios para o desenvolvimento de Portugal e para o aumento quantitativo e qualitativo de iniciativas empresariais.
Os conteúdos programáticos são constituídos por sete áreas:
•Cidadania
•Desenvolvimento de Carreiras
•Economia
•Empreendedorismo
•Ética
•Literacia Financeira
•Negócios
Desenvolver o espírito empreendedor nas novas gerações é o objectivo claro da Aprender a Empreender. Deste modo, o programa A comunidade é constituída por uma série de cinco actividades que orienta o aluno numa descoberta da comunidade, dos negócios que operam no seio desta, de como o governo trabalho no sentido de desenvolver serviços para o bem estar dos seus cidadão, e como cidadãos têm uma responsabilidade no bem-estar económico da comunidade.
No dia dezassete de Março, deslocou-se à nossa escola a professora Célia, voluntária no projecto "Aprender a Empreender", a fim de apresentar e explicar este projecto aos alunos. Desta forma foi abordado o modo como funciona a comunidade através da análise de um poster que ilustrava a comunidade. Os alunos identificaram as profissões mais comuns e expuseram a sua perspectiva de como as pessoas vivem e trabalham juntas numa comunidade.
No dia 16 de Março, pelas dez horas e vinte minutos, dando cumprimento à legislação em vigor, realizou-se o segundo exercício de simulação de evacuação.
Aos três toques da campainha, alunos, professores e funcionários ordenadamente sairam para o átrio da escola (ponto de encontro estipulado em situações de emergência) dando cumprimento às regras de segurança necessárias em caso de incêndio.Mais uma vez o corpo docente e não docente deste estabelecimento de ensino, demonstrou que sabe a lição...
O exercício decorreu com normalidade e sem sobressaltos, o que nos leva a reforçar a importância destes exercícios para o desenvolvimento de rotinas de comportamento em caso de emergência.